quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Dica de leitura: A televisão pelo olhar das crianças

DUARTE, Rosália (org). A televisão pelo olhar das crianças. São Paulo: Cortez, 2008.

O Grupo de Pesquisa em Educação e Mídia – Grupem, da Puc-Rio, em parceria com a rede TVE de televisão, realizou uma pesquisa a partir de um spot televisivo que convidava crianças da região sudeste a enviar cartas contando o que pensavam sobre a televisão. O grupo analisou as quase 1.000 respostas enviadas pelas crianças, entre desenhos e textos.
Os resultados da pesquisa são discutidos pelos integrantes do GRUPEM em diversos textos, reunidos neste livro, devido à diversidade dos temas encontrados nos registros das crianças. Telenovelas, mangás, telejornais, o vício de ver tevê, o que as crianças pensam sobre o que aprendem com a tevê, como elas expressam na escrita o que pensam, são exemplos de alguns temas abordados.
Rosália Duarte, coordenadora do Grupem e organizadora do livro, alerta para os fatos da sociedade brasileira ser uma das mais audiovisuais do planeta e das crianças comporem o mais significativo segmento de espectadores da tevê.
Nesse contexto, entender como crianças se relacionam com a tevê é fundamental.
Fica então a dica quentíssima de leitura para pais, professores, pedagogos, psicopedagogos, pesquisadores e quem mais se interessar!

Um comentário:

viajando na leitura pelo sonho e fantasia disse...

Olá, Bom dia.Achei muito interessante o seu blog, porisso gostaria de saber se vc pode mim dá uma dica para elaboração da minha monografia. trabalho com crianças do quarto ano. e estou fazendo pós graduação em Psicopedagogia Institucional.